-
Arquitetos: BCHO Partners, Behet Bondzio Lin Architekten
- Área: 9483 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:YuChen Chao Photography
-
Fabricantes: panoramah!®, Bulthaup, Toto, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. W-Mission é um dos fabricantes de tecidos de alta qualidade na Coreia do Sul. Sua nova sede está localizada em Seongsu-dong, Seul, região que é conhecida por suas fábricas de calçados construídas com tijolos vermelhos tradicionais. Este distrito revitalizado tornou-se um marco urbano vibrante para arte, cultura e design na capital coreana.
A comissão deste projeto parte de três conceitos existenciais principais que melhor representam o caráter espiritual do cliente: sacralidade, proteção e comunidade. A inspiração vem das ondas do oceano do local de nascimento de nosso cliente e das propriedades dos materiais têxteis, como leveza, padrões de tecelagem, ondulação, envolvimento e revelação. As características arquitetônicas intensificam a sensação de espiritualidade, sendo a principal a transformação de uma fachada tradicional de arco gótico do interior (de uma catedral) em uma rua urbana.
A reprodução da tapeçaria em escultura de pedra, conforme pesquisado durante o processo de projeto para o Edifício Administrativo do Textilverband, sempre representou um cativante paradoxo. Neste caso, o sistema tradicional de alvenaria de tijolos ofereceu grande capacidade para representar e adaptar a curva desejada. A construção de tijolos tem uma longa tradição histórica em Seul. A solução adotada, neste caso, é um sistema literal de "parede cortina" usando tijolos fixados a uma parede de concreto feito "in situ" que serve como guia para construir a curva. Com a ajuda de ferramenta computacional digital, pudemos elaborar um algoritmo bastante simples para criar o pretendido efeito de onda. Com 520 fiadas de altura, a cada 24 fiadas, um novo tijolo é adicionado para alcançar o crescimento da curva desejada. A amplitude da onda varia de 0 no terceiro andar, onde começa, a 170cm na linha do telhado.
O edifício é composto por 3 camadas programáticas estratificadas:
- A zona comunitária com fachada para a rua consiste no café e jardim WM, na academia WMission, ateliê e espaços de exposição. Um átrio de três andares articula o programa público do edifício.
- Um bloco de escritórios aberto de quatro andares está localizado acima do espaço público. - A Sede da W-Mission como zona superior nos últimos três andares inclui escritórios, ateliês e espaços de convívio. Nesta área privada, espaços interligados de pé-direito duplo inspirados na tipologia da nave basílica introduzem luz natural, evocando um ambiente de espiritualidade e meditação.
- Todas as 3 zonas oferecem pátios semi-externos de pé-direito duplo. Juntos, cria-se uma espécie de bairro vertical com generosos espaços exteriores e pátios internos que são deslocados mas interligados, todos alcançando o espaço exterior e o céu, reforçando o sentimento de comunidade.
A fachada ondulante atua como um pano de fundo para as perspectivas urbanas das ruas que levam ao Distrito de Seongsu-dong a partir do oeste, através do Parque Florestal de Seul. Esta fachada sólida característica abriga o programa de serviços e as circulações verticais. Em contraste, os jardins e terraços ao ar livre na fachada leste oferecem uma ampla vista para o Rio Han e o Distrito de Seongsu-dong. A fachada norte é composta por aberturas aparentemente aleatórias categorizadas por três tipos diferentes que respondem aos requisitos programáticos do espaço.